Facebook Twitter Google+...brevemente Linkdin...brevemente Pinterest...brevemente
 
 
 
HOME  |  SOBRE NÓS  |  AMAMENTAÇÃO  |  NOTÍCIAS  |  DÚVIDAS FREQUENTES  |  INSCRIÇÕES CAM  |  CONTACTOS   


Cam’s de Portugal Distrito:
Cam’s de Portugal Concelho:
Cam’s de Portugal Freguesia:



  • Cam’s de Portugal
  • Cam’s de Portugal
  • Cam’s de Portugal
  • Cam’s de Portugal
  • Cam’s de Portugal
DÚVIDAS FREQUENTES
 
 O que é uma CAM/IBCLC? +
CAM (Conselheira em Aleitamento Materno) são pessoas formadas/certificadas especificamente em amamentação, por organizações com pessoas formadas para o efeito, que seguem a conduta da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da UNICEF (United Nations Children's Fund) no que respeita às práticas correctas da amamentação e formação de conselheiros que se disponibilizem a ajudar as mães neste âmbito. As CAM são formadas por IBCLC e por outras CAM com mais experiência.

Consultores de Lactação, IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant – Consultor de Lactação com Certificação Internacional) são profissionais que trabalham na divulgação e apoio à amamentação, sendo certificados a nível internacional.Apenas os IBCLC são reconhecidos pela International Lactation Consultant Association – ILCA e por todas as outras associações para consultores de lactação que existem no mundo. O seu trabalho cumpre um código de ética e um padrão de procedimentos, o que garante, a quem recorre aos seus serviços, um atendimento dentro dos mais elevados níveis de cuidados prestados. Os IBCLC, tem de possuir muitas horas de formação contínua específica na área da amamentação, tem de comprovar 1000 horas de trabalho directo com mães que amamentam, e tem de ser referenciados por entidades reconhecidas, sendo sujeitos a um rigoroso exame. OS IBCLC têm que se manter constantemente actualizados, pois são avaliados periodicamente, para que ofereçam o melhor, e mais actualizado apoio às mães que a eles recorrem.

 
 A ajuda que estes consultores/conselheiros dão às mães, é paga? +
Os consultores (IBCLC) trabalham em instituições de saúde, ou instituições particulares, e portanto podem ser pagos pela instituição ou por particulares.
Quanto aos conselheiros (CAM), o facto do serviço prestado às mães ser ou não pago, depende de cada conselheiro.
Existem conselheiros que fazem voluntariado, e portanto, por opção dos mesmos não é cobrado nada pela ajuda.
Existem conselheiros que cobram apenas a deslocação (e portagens) e material que possa ser utilizado durante a sessão.
Existem conselheiros que cobram o valor do aconselhamento/ajuda, podendo adicionar a este valor a deslocação e portagens.

Considerações: a formação neste âmbito é paga e suportada por cada consultor/conselheiro, sendo constantemente actualizada, e portanto esta tem custos, tal como a deslocação e o material.
 
 De que modo é prestada esta ajuda? +
A forma como a ajuda é prestada varia consoante a díade CAM/IBCLC - Mãe.
Esta pode ser presencial, sendo que a CAM/IBCLC pode deslocar-se à casa da mãe ou esta pode ir ao encontro da primeira, pode ser telefónica, ou pode ser via Internet (redes sociais/ email/ skype).
 
 Como posso ter acesso à CAM/IBCLC mais perto de mim? +
Estamos a trabalhar para juntar uma base de dados que facilite este acesso. Se mesmo assim não encontrar ninguém envie-nos mensagem ou email, que tentaremos encontrar alguém perto de si. geral@camsdeportugal.pt
 
 Todos os profissionais de saúde têm curso CAM/IBCLC? +
Errado. Estas formações não se encontram incluídas em licenciaturas/ mestrados/ doutoramentos, são formações externas e específicas, que podem ser tiradas por quem se interesse em específico pela área. 
 
 Todas as CAM são profissionais de saúde? +
Esta questão preocupa muitas mães. As CAM têm uma formação específica em amamentação. Isto não significa que sejamos obrigatoriamente profissionais de saúde. Algumas são, outras não, mas não é requisito obrigatório. Posto isto, as CAM que não são profissionais de saúde não recomendam qualquer tipo de medicação.
 
topo 
 
Copyright© 2016 Cam’s de Portugal  |  Desenvolvido por Helcadesign  |  MAPA DO SITE  |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  CONTACTOS